Não importa como você olhe, o ChatGPT teve um impacto transformador nas tendências de uso da web e na indústria de tecnologia como um todo.
Porque, embora ferramentas de IA generativas semelhantes ao ChatGPT estivessem em desenvolvimento há anos, com a Meta, o Google e muitos outros explorando as possibilidades da tecnologia de IA, ninguém havia lançado uma interface de IA conversacional e fácil de usar como o ChatGPT, e isso rapidamente tornou o aplicativo sinônimo da nova tecnologia.
E embora outros modelos de IA estejam melhorando e provavelmente já superem o ChatGPT em capacidade e funcionalidade, essa vantagem de ser pioneiro tem sido enorme para a plataforma, como você pode ver nesta última visão geral do Visual Capitalist .
O gráfico abaixo compara os dados de tráfego da web dos 10 principais sites em abril, conforme registrados pela SimilarWeb.
De acordo com o Visual Capitalist :
O site ChatGPT.com registrou um aumento de 13% no tráfego mensal em abril de 2025, com recursos como geração de imagens ganhando popularidade. Enquanto isso, outros sites mais visitados, como Google, YouTube e Facebook, tiveram queda no tráfego mensal em abril. A Wikipédia teve a queda mais acentuada, de -6,1% , potencialmente sinalizando uma desaceleração na atividade de pesquisa ou a concorrência de ferramentas com tecnologia de IA como o ChatGPT. O site de mídia social X.com (antigo Twitter) seguiu com uma variação de -5,2% no tráfego mensal.
Então, embora muitas outras alternativas de IA estejam disponíveis agora, o ChatGPT continua ganhando tráfego e se tornando uma fonte importante de informações para muitos usuários.
Isso aponta para a mudança nos caminhos da descoberta online e o uso crescente da IA para muitos propósitos.
Vale a pena considerar o que isso significa para o comportamento do usuário e como isso se relaciona com as abordagens de marketing.
