Elon Musk diz que está trazendo de volta o  Vine

Elon Musk diz que está trazendo de volta o Vine

Compartilhar

Elon Musk diz que está trazendo o Vine de volta — mais ou menos. O dono do X anunciou no fim de semana que a empresa descobriu o arquivo de vídeos do popular aplicativo de vídeos curtos, que se acreditava ter sido excluído, e está trabalhando para restaurar o acesso dos usuários.

O Vine — uma espécie de precursor do TikTok atual, mas com apenas vídeos em loop de seis segundos — foi adquirido pelo Twitter em outubro de 2012 por US$ 30 milhões para expandir as ambições de vídeo da plataforma de mídia social. Infelizmente para os criadores e fãs do Vine, a empresa ignorou o potencial do aplicativo e decidiu encerrar o

Vine em 2016 , limitando todos os novos uploads. No ano seguinte, o aplicativo foi totalmente descontinuado, embora um arquivo de usuários tenha permanecido por um tempo.

Apesar de não estar mais presente na App Store, o Vine ainda tem um lugar na consciência cultural coletiva da internet. Por meio de compilações online dos melhores Vines publicados no YouTube e das carreiras de inúmeros criadores que começaram no Vine, a empresa sobrevive até certo ponto, e seu conteúdo continua a ser descoberto por novas gerações.

O próprio Musk parecia interessado em trazer o Vine de volta após adquirir o Twitter em outubro de 2022. Em uma pesquisa publicada no aplicativo de mídia social, ele perguntou aos usuários do Twitter: “Trazer o Vine de volta?”, ao que quase 70% responderam “sim”. O Axios relatou na época que o Twitter havia dedicado alguns engenheiros para trabalhar na reinicialização do Vine, mas nada aconteceu.

No entanto, não está claro se Musk tem alguma ambição para o Vine além de colocar seu arquivo online novamente. Na mesma publicação sobre a restauração do Vine, ele também destacou que o novo recurso de criação de vídeos do Grok, o Grok Imagine, também disponível para assinantes do X Premium+, é o “AI Vine”. Isso sugere que seu interesse na criação de vídeos não reside mais na criatividade humana, mas sim na estimulação de IA direcionada por humanos.

Ainda não se sabe se Musk realmente cumprirá a promessa, já que a postagem X pode ter sido apenas mais uma maneira de chamar a atenção para a Grok AI, em vez de representar um esforço real dentro da empresa para disponibilizar os Vines antigos para republicação.

Compartilhar

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *