Casa Branca avalia efeitos do DeepSeek e a Queda Histórica da NVIDIA

Casa Branca avalia efeitos do DeepSeek e a Queda Histórica da NVIDIA

Compartilhar


Porta-voz de Trump não indicou o que a análise envolverá e se a Casa Branca tomará alguma medida após a avaliação.

Autoridades norte-americanas estão analisando as implicações do aplicativo chinês de inteligência artificial DeepSeek para a segurança nacional, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira.

O Conselho de Segurança Nacional está analisando as implicações do aplicativo, disse. “Este é um alerta para a indústria norte-americana de IA”, afirmou Leavitt, acrescentando que a Casa Branca está trabalhando para “garantir o domínio norte-americano em inteligência artificial”.

Investidores venderam ações de empresas de tecnologia em todo o mundo na segunda-feira devido a preocupações de que o surgimento do modelo chinês de IA, de baixo custo, ameaçara o domínio do mercado por empresas norte-americanas como OpenAI e Google.

Leavitt não indicou o que a análise envolverá e se a Casa Branca tomará alguma medida após a avaliação

O governo dos EUA durante o mandato do ex-presidente Joe Biden impôs uma ampla gama de restrições à exportação de chips de IA e equipamentos usados para fabricá-los, na esperança de dificultar o desenvolvimento da tecnologia na China.

O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que o aplicativo chinês deveria servir de estímulo para as empresas norte-americanas e que é bom que as empresas na China tenham criado um método mais barato e mais rápido de inteligência artificial.

Trump afirmou que líderes chineses lhe disseram que os EUA tinham os cientistas mais brilhantes do mundo e indicou que, se o setor chinês puder criar uma tecnologia de IA mais barata, as empresas norte-americanas vão acompanhar.

“Nós sempre temos as ideias. Somos sempre os primeiros. Portanto, eu diria que esse é um desenvolvimento positivo que pode ser muito positivo. Assim, em vez de gastar bilhões e bilhões, vocês gastarão menos e, com sorte, encontrarão a mesma solução”, disse Trump.

Queda histórica da Nvidia é só o começo, alerta criador da teoria do Cisne Negro

Nassim Taleb critica euforia com IA e alerta para novos ajustes em ações de tecnologia.

Nassim Taleb, o autor de “A Lógica do Cisne Negro”, alertou que o forte recuo das ações da Nvidia na segunda-feira (27) é apenas uma amostra do que está por vir para investidores que seguiram cegamente a euforia de Wall Street com ações ligadas à inteligência artificial (IA).

Taleb prevê que quedas futuras podem ser duas ou até três vezes maiores do que o recuo de 17% registrado pela Nvidia, que perdeu quase US$ 600 bilhões em valor de mercado em um único dia — a maior perda já registrada para uma empresa.

“Isso é só o começo”, disse Taleb em entrevista à Bloomberg News durante a Hedge Fund Week, em Miami. “É o começo de uma adaptação à realidade. Agora as pessoas percebem que não é mais algo infalível. Há uma pequena rachadura no vidro.”

Risco subestimado no setor de IA
A forte venda das ações foi impulsionada por temores de que gigantes de tecnologia dos EUA possam perder sua liderança no campo da IA. A preocupação foi desencadeada pelo surgimento da DeepSeek, uma startup chinesa que apresentou uma abordagem mais barata para o desenvolvimento da tecnologia.

Compartilhar

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *